Jean Pierre
A literatura hindu deve ser dividida de acordo com os diversos estágios de sua religião.
Hinduísmo Védico
O primeiro estágio é o Védico (2000 a.C.-1000 a.C.). Os Vedas (sabedoria, conhecimento) são os principais livros desse período. Foram completados por volta de 1000 a.C. Escritos originalmente em sânscrito, compreendem quatro obras: Rig Veda (Salmos dos Conhecimentos ? é formado por 1028 hinos dirigidos a vários deuses), Yajur Veda (Conhecimento das Fórmulas Sagradas), Sama Veda (Sabedoria dos Hinos, das Melodias) e Atharva Veda (Conhecimento da Magia, dos Encantamentos). Nessa literatura não há menção de vida após a morte. A idéia de reencarnação surgiria no segundo estágio.
Hinduísmo Bramânico
O segundo estágio, o Bramânico (1000 a.C.-800 a.C. fez surgir outro grupo de literatura, a saber, os Brahmanas (Sacerdotes). Tendo seu poder fortalecido pela necessidade contínua de sacrifício aos deuses, os brâmanes (sacerdotes) produziram tal literatura contendo instruções sobre os diversos sacrifícios, tanto domésticos como públicos. Contêm também lendas e instruções sobre a vida religiosa. Por meio de tais obras, os sacerdotes hindus apontaram os sacrifícios por eles realizados como a maneira para se obter a salvação. Exigiam pagamento pela realização dos rituais. Nessa literatura surgiram idéias como a transmigração da alma (reencarnação), a proibição de se comer carne bovina e a institucionalização das castas (sistema que dividia a sociedade indiana em vários grupos sociais, sendo os brâmanes a classe primaz).
Hinduísmo Filosófico
O terceiro estágio denomina-se Hinduísmo Filosófico (800 a.C.?300 d.C.). Surgem os Upanishades (significando: assentado abaixo ), também conhecidos como Vedanta (significando: fim dos Vedas), cuja temática girava em torno da realidade humana, sua origem e seu destino. Desprezando os sacrifícios, salientavam que a salvação seria obtida através do discernimento espiritual, partindo a ação do próprio indivíduo. As ações do homem (carma) tornam-no responsável por seu próprio destino. Seus erros deverão ser expiados numa série de reencarnações (samsara). Para evitar esse sofrimento, seria preciso seguir certas regras e práticas ensinadas nos Upanishades.
Outras obras foram: Sutras (Linhas) ? coletâneas que enfatizavam ensinamentos dos Vedas e dos Upanishades; Livro de Manu ? repleto de preceitos morais, alguns semelhantes ao do Cristianismo, o livro aponta a salvação através da observância das leis védicas, enfatizando o sistema de castas; Ramayana (A Trilha do Deus Rama) ? conta a história da sétima encarnação de Vishnu, Rama, que é destituído de seu reino, tem sua esposa raptada; depois, ajudado por Hanuman, o deus-macaco, liberta sua esposa; o Mahabharata (A Grande Guerra dos Bharatas) ? tem como ponto máximo a seção intitulada Bhagavad-gita , que mostra o diálogo entre Krishna e seu amigo e devoto Arjuna, questionando se seria antiético matar seus amigos e parentes na guerra e os Puranas (histórias antigas), que formam uma coleção de relatos religiosos.
Fonte:http://www.netsaber.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário