ABSOLUTO – Aquilo que é por si mesmo, isto é, separado ou desligado de qualquer coisa, independente, incondicionado (João da Penha, PERÍODOS FILOSÓFICOS, SP, Ática, 1987, p. 85)
ABSTRAÇÃO – Ação que consiste em considera separadamente um elemento de uma representação ou noção. Abstrair tem o sentido literal de pôr à parte. (João da Penha, op. citado p. 85)
AFORISMO – ( do grego AFHORISMOS – ‘definição’) : proposição concisa de sentido múltiplo. (João da Penha, op. citado p. 85)
AGÓSTICO – ( do grego A, prefixo de privação, e GNOSE – saber, conhecimento): aquele que considera o conhecimento das coisas inacessíveis à inteligência humana. (João da Penha, op. citado p. 85)
ALÓDIO – “ terras de plena propriedade, que não era concedidas ou recebidas por relação feudo-vassálica. (...)” (Hilário Franco Jr. O FEUDALISMO, 6ª, Brasiliense, p.75.)
ANARQUIA – 1. Etimologicamente quer dizer sem governo, sem autoridade, sem superiores. Somente. 2. “A palavra ANARCHOS, em grego, pode ser usada para definir desordem na falta de um governo, ou quando não existe a necessidade dele. (Caio Túlio Costa, O QUE É ANARQUISMO, S/Data, p 12.)
ARIANISMO – Heresia defendida por ÁRIO, sacerdote de Alexandria cuja doutrina se elaborou a partir do SUBORDINAÇÃO, “ que fazia de JESUS CRISTO um simples filho adotivo de Deus”, condenada no Concílio de Antióquia, em 268 de nossa era.
“Ário começou a pregar sua doutrina por de 318. Ensinava que o filho de Deus (Verbo, Logos) não é gerado na substância do Pai mas é uma criatura criada do nada, embora antes de qualquer outra criatura. Superando a todos, inclusive os anjos, Deus (pai) serviu-se do Filho para criar as coisas. O Filho, embora não seja Deus, pode assim chamar-se não por sua natureza mas pela graça e pela graça e pela adoção. O Espírito Santo é a segunda criatura de Deus”
ASCETISMO – No Bramismo, religião da índia, a palavra designa a paciência praticada com penitência perfeita. Em sentido amplo, indica a castidade, o empenho na luta contra a carne e o mundo. (João da Penha, op. citado p. 96)
AXIOMA – ( do grego AXIOMA = dignidade): trata-se de uma verdade cujo grau de certeza é universal. Axiomático é aquilo que, por sua evidência, é aceito como verdadeiro sem demonstração; é algo digno de crédito e estima. (João da Penha, op. citado p. 85)
BÁRBAROS – 1... Em grego, bárbaro designava inicialmente aquele que possuía uma língua incompreensível, que não compartilhava nem os costumes nem a civilização dos helenos.
2...Para os romanos bárbaros compreendiam os estrangeiros não assimilados, os outros.
3... A atribuição de novas acepções ao termo , tais com inculto, selvagem, bruto ou grosseiro, liga-se à noção das diferenças fundamentais entre povos distintos (...) Bárbaro equivaleria então à gente de um nível cultural inferior.
BOLCHEVIQUE – Maioria significando em russo BOLCHINSTVO, os partidários dessa tendência foram chamados BOLCHEVIKI ...
CAPITALISMO
1. sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção nas mãos de uma minoria e, pelo trabalhador livre, assalariado, proprietário apenas da sua força de trabalho, constituindo a maioria.
2. "Termo empregado para caracterizar uma forma de atividade sócio-econômica baseada na propriedade privada dos meios de produção e na utilização da força de trabalho do assalariado".
( Antonio Carlos do Amaral Azevedo. DICIONÁRIO DE NOMES, TERMOS E CONCEITOS HISTÓRICOS, RJ, Nova Fronteira, 1990.)
CÁTAROS - (CATHAROI) eram considerados heréticos pela Igreja, pois eles se designavam os puros. A doutrina cátara repousava sobre um dualismo absoluto: "o universo material é obra de um deus mau, apenas as almas forma criadas por um deus bom."(Regine Pernoud, A IDADE MÉDIA: que não nos ensinaram,RJ, Agir, 1979, pg.95.)
CAUSA - Aquilo pela qual uma coisa se realiza ( João da Penha, op. citado, pg 86)
CENTRALISMO DEMOCRÁTICO - Foi uma idéia desenvolvida por Lênin que consistia num princípio organativo que, exigindo a máxima participação democrática a tomada de decisões, implicava uma disciplina rigorosamente rígida na execução de ações.
(José Paulo Netto, O QUE É STALINISMO, 3a. ed. SP, Brasiliense, 1984, pg 27)
CETICISMO - (Do GREGO skeptikós, o que examina, o que duvida) é quem nega a existência de soluções verdadeiras para os problemas filosóficos. O espiríto humano (...) é limitado, incapaz de conhecer com certeza. A atitude mais sábia é o cultivo da dúvida permanente, eliminando qualquer julgamento sobre o que quer que seja .(...)
- seu fundador foi Pirro (365-275 aC. ( João da Penha, op. citado, pg 45)
CLASSE HEGEMÔNICA - Segundo Gramsci "uma classe é hegemônica (...) porque sua idéias e valores são dominantes, e mantidos pelos dominados até mesmo quando lutam contra essa dominação. (Marilena Chauí, O QUE É IDEOLOGIA, SP, Abril Cultura: Brasiliense, 1984, pg 110)
CLASSES SOCIAIS - A definição famosa de Lênin as considera como grandes grupos de homens que se diferenciam por seu lugar no sitema historicamente determinado da produção, por sua relação (...) para com os meios de produção, por seu papel na organização social do trabalho, formando um SISTEMA DE CLASSES no qual uns homens podem apropriar-se do trabalho de outros: ou seja, o conceito de classes é inseparável do de EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM. O Marxismo considera também que uma classe só se define como tal ao desenvolver o seu antagonismo em ralação à outra classe: A LUTA DE CLASSES, em suma é o que dá sentido à noção de classes sociais. As maiores divergência em torno do conceito as ligam à distinção feita por Marx entre CLASSE EM SI (economicamente determinada) A CLASSE PARA SI ( classe com conscienci). (Ciro Flamarion Cardoso, UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA, 8a, ed, SP, Brasiliense, s/d, pg 127)
COLONIALISMO - é uma sistema de dominação política, de exploração econômica e de sujeição cultural. (letícia Bicalho Canêdo, A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA, 3a.ed. SP,Atual Campinas, 1986, pg8)
COMINTERN é a Assembléia dos representantes dos partidos Comunistas Internacionais (PCUs)
(...) A Terceira Internacional (1919-1943), também chamada Internacional Comunista ou KOMINTERN, foi fundada em Moscou pelos Bolcheviques. (...) No sétimo e último Congresso do KOMINTERN, realizado em 1935, mais de três milões de comunistas estiveram representados, através de 65 partidos.
Foi dissolvido em 1943, já então em plena guerra, o que tranquilizou os aliados ocidentais.
(Antonio Carlos do Amaral Azevedo , op. 223)
COMUNISMO - para Marx , era o estágio da sociedade humana onde não mais existiriam exploradores e explorados, onde a exploração do homem tivesse chegado ao seu fim.
O homem, a sociedade e a natureza formariam um todo harmônico; o sonho do Homem Integral estaria realizado. (Arnaldo Spindel, O QUE É COMUNISMO, 15a, ed. SP Brasiliense, 1986, pg 13)
CONCEITO - do latim CONCIPERE = conceber, gerar: opera o mental através da qual a razão domina e ordena os acontecimentos. Idéia abstrata e geral suscetível de generalização.
Os conceitos se distinguem entre si pelas notas que os individualizam. O conceito só existe quando pensamos. ( João da Penha, op. citado, pg 86)
CONHECIMENTO - (do latim COGNOSCERE, oriundo do grego GNOSIS: G= "com", NOSIS - "conhecer"; de NOUS = espírito, inteligência): Conhecimento, portanto, é captar os objetos, as coisas, através da inteligência. ( João da Penha, op. citado, pg 86)
CONTOS DE FADA - é a forma imaginária que os problemas humanos mais ou menos universais alcançam à medida que a estória passou por gerações. Bruno Bettelhein, A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, 7A, ED, rj pAZ E tERRA, 1980, PG 74
CONTOS MARAVILHOSOS:
1. Oa contos maravilhosos são mitemas, isto é resultam de um conjunto de versões diferentes de mito inicial e se definem segundo estruturas rigorosas - Lévis-Strauss.
2. de todos materiais de estudo, o conto popular maravilhoso é justamente o mais amplo e o mais expressivo (...) revela informação histórica, etnográfica, sociológica, jurídica, social, é um documento vivo, denunciando costumes, idéias, mentalidades, decisões. julgamentos. Para todos nós é o primeiro leite intelectual. OS primeiros heróis, as primeiras cismas, os primeiros sonhos, os movimetos de solidariedade, amor, ódio, compaixão, vêm com as Histórias fabulosas, ouvidas na infância . Câmara Cascudo
COPISTAS - eram monges beneditinos, da ordem fundada por São Bento, encarregados da transcrição dos textos clássicos gregos e latinos, com o objetivo de não permitir que se perdessem na voragem do tempo. (...). Waldir Freitas Oliveira. A CAMINHO DA IDADE MÉDIA, 2a. ed, SP, Brasiliense, 1991, pg 53
CRÍTICA EXTERNA - o seu cerne consiste em determinar se um documento é autêntico ou falso, no todo ou em parte. Em primeiro lugar isto se faz comparando-o com outros documentos da mesma época já conhecidos como autênticos, ou, na falta destes, com o contexto sócio cultural da época em questão.
Em seguida, trata-se de restabelecê-lo qual era na sua forma primeira, no caso de ter sofrido alterações, de localizá-lo no tempo e no espaço, e de determinar a sua autoria.
Ciro Flamarion Cardoso, UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA, 8a ed. SP, Brasiliense, s/data PG 56
CRÍTICA INTERNA - Dos testemunhos consiste em verificar a veracidade do conteúdo do seu texto. Idem, Ibdem, pg 59
CRONOLOGIA - ocupa-se do tempo e de sua medida, sendo sobretudo a arte de verificar as datas e os estudo dos múltiplos calendários humanos . Idem, Ibdem, pg 54
CRUZADAS - froam expedições militares empreendidas contra os inimigos da cristandade e por issso legitimadas pela Igreja, que concedia aos seus participantes privilégios espirituais e materiasi. Portanto, as lutas contra os muçulmanos do Oriente Médio e da Península Ibérica, contra os eslavos psgãos da Europa Oriental e contra os heréticos de qualquer parte da Europa Ocidental eram Cruzadas. Hilário Franco Jr. AS CRUZADAS , 5a. ed, SP Brasiliense, 1987, pg.9
CULTURA -
1. Todos os povos tem cultura, porque trabalham, porque transformam o mundo e, ao transformá-lo, se tranformam.
A dança do povo é cultura.
A música do povo é cultura, como cultura é também a forma como o povo cultiva a terra. Cultura é também a maneira que o povo tem de andar, de sorrir, de falar, de cantar, enquanto trabalha.
(...) cultura são os instrumentos que o povo usa para produzir. Cultura é a forma como o povo entende e expressa o seu mundo e como o povo se compreende nas suas relações com o seu mundo. Paulo Freire. A IMPORTANCIA DO ATO DE LER - Em tres artigos que se completam, 10 a. ed. SP Cortez, 1985, pg 84
2. O que é a cultura de uma nação? Pense-se corretamente, mesmo entre as pessoas cultas, que seja a cultura dos cientistas, políticos, dos professores, dos literatos, dos cineastas, etc. isto é, que seja a cultura da intelligentsia. Mas isso não é verdade. E nem é também a cultura de classe dominada, que, justamente através da luta de classes, procure impô-la pelo menos formalmente. Tampouco, finalmente, é a cultura da classe dominate, isto é, a cultura popular do operário e dos caponeses. A cultura de uma nação é o conjunto de todas essas culturas de classes: é a média delas. E seria portanto abstrata se não fosse reconhecível - ou , melhor dizendo, visível no vivido e no existencial, e se não tivesse consequentemente uma dimensão prática.
Pier Paolo Passolini. O VERDADEIRO FACISMO E PORTANTO O VERDADEIRO ANTIFACISMO, in : Jovens Infelizes: Antologia de Ensaios Corsários. SP Brasiliense, 1990. pg. 86
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