4 de abril de 2009

UNIÃO IBÉRICA 1580-1640 E AS INVASÕES HOLANDESAS

A Invasão Holandesa No Brasil
(História do Brasil)


Sebastião, rei de Portugal, morre na Batalha de Alcácer-Quibir, na África em 1578.
Assume o cardeal Henrique que morre dois anos depois.Não deixou herdeiros, terminando a Dinastia de Avis. Felipe II, rei da Espanha e primo de Sebastião apodera-se do império colonial português. Todas as terras portuguesas passam ao domínio da Coroa Espanhola.
A União Ibérica colocou o Brasil no centro das disputas que envolviam a Espanha.
Em 1595 a Holanda atingiu o centro de produção das especiarias, abrindo um canal com o Oriente. Felipe II proibiu o comércio espanhol com os holandeses. Em 1602 os holandeses criam a Companhia das Índias Orientais que monopolizou o comércio0 com o Oriente e impõe uma dura derrota a Felipe II.

OS HOLANDESES NO BRASIL

Com grande interesse no açúcar brasileiro, que tinha capital da Holanda investido aqui.
Quando a União Ibérica fez do Brasil uma colônia espanhola, os holandeses viram o lucrativo negócio ameaçado e decidiram ocupar a área produtora de açúcar, o Nordeste brasileiro.A primeira tentativa foi na Bahia em 1624, houve resistência da esquadra espanhola. Em 1630, os holandeses invadem Pernambuco, região menos policiada e grande produtora de açúcar. Até 1634 enfrentaram a resistência portuguesa, porém a desestruturação da lavoura canavieira e a destruição dos engenhos nas lutas e fugas dos escravos, acabou em rendição.
João Maurício de Nassau, estabeleceu a paz na região, liberou crédito aos proprietários para reconstituírem as lavouras e os engenhos e também para comprarem escravos.
Recife, capital do governo holandês no Brasil, foi urbanizada. Implantou a tolerância religiosa, liberdade de culto a católicos e judeus. ( os holandeses eram protestantes).
Depois de consolidada Pernambuco, os holandeses se expandiram para o Maranhão e Sergipe.

INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA

A partir de 1645 inicia uma luta contra a Companhia das Índias Ocidentais, habitantes da colônia ajudados por Portugal que lutava para se reestruturar eclodem a Insurreição Pernambucana. Em 1654 expulsam os holandeses que levam mudas de cana para as Antilhas Holandesas, gerando uma concorrência internacional ao açúcar brasileiro.
Uma grave crise econômica se instalou em Portugal e o empobrecimento dos poderosos
Senhores de engenho.

fonte:
http://www.netsaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário