27 de março de 2009

O QUE É HISTÓRIA

RESENHA CRÍTICA

BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1981. A autora desta obra é professora de história da Unicamp. Publicou em 1979 pela mesma editora o livro “Getúlio Vargas e a Oligarquia Paulista”. Pensando na formação acadêmica dos futuros historiadores, a autora apresenta o livro em três partes, com o intuito direcionado para à Introdução dos Estudos Históricos, em uma abordagem descritiva e normativa.
Segundo a autora a História é inacabada, pois está sempre em construção. Cronologicamente a Historia se organiza baseado, “segundo ela”, nos seguintes tópicos: O mito dá explicação a origem humana; o surgimento da explicação histórica pelos filósofos gregos; o desenvolvimento da História teológica européia na Idade Média, fundamenta e justifica a origem da humana; a História transforma-se em ciência a partir do século XVI; no final do Século XVII surge uma nova interpretação da História escrita pelos positivistas; aparece no século XIX o idealismo alemão; a influência da Segunda Guerra Mundial força os historiadores a rever suas posições eurocentristas; na atualidade a História deve analisar todos os fatos para abranger as questões políticas e ideológicas, necessitando assim, o historiador situar-se no tempo e espaço; a História no Brasil, está presa nas escolas e universidades, afastada de sua principal finalidade; proporcionar ao ser humano, a reflexão sobre as formas de vida e de organização social, procurando compreender e explicar as suas causas e implicações.
O reconhecimento do significado dessa dimensão teórica acadêmica, entretanto, não tem sido acompanhada de uma produção editorial compatível. O pequeno manual de Vavy, que tem tido sucessivas edições, as indicações para leitura são, em muitos casos, obras estrangeiras ainda sem tradução no Brasil. Em vista disso o livro da autora não preenche as lacunas para dar conta da “História da História”, pois temos que buscar os artigos dispersos nas revistas especializadas ou monografias para suprir as necessidades acadêmicas.

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