5 de março de 2010

Escravidão ontem, escravidão hoje

Por que os colonizadores utilizaram o trabalho escravo na colônia americana?
Por que eles escravizaram povos africanos?

- Porque o cultivo da cana-de-açúcar em grandes propriedades e com a produção voltada para a exportação, necessitava de um grande número de trabalhadores;
- Porque os africanos, muitas vezes eram associados aos muçulmanos, deveriam ser trazidos à América para purgarem seus pecados;
- Principalmente porque o comércio de homens e mulheres africanos realizado pelos europeus era extremamente lucrativo, o que justificava a opção mais consistente pela escravidão africana em detrimento à escravidão indígena (que também existiu);


O tráfico de africanos

Uma boa fonte de lucro para navegadores e comerciantes.
Na África conseguiam negros para escravizar através de:
- Caçadas: entravam nas aldeias, perseguiam e prendiam seus habitantes.
- Negociação com os chefes das aldeias que vendiam membros de seu grupo em troca de tecidos, armas, jóias, tabaco, algodão, aguardente, etc.
- Provocação de guerras entre os diferentes povos para depois comprar os prisioneiros;


Rotas do tráfico




Cerca de 1/3 dos negros morria durante uma travessia de dois meses e meio a 3 meses





Interior de um Navio Negreiro. No centro, um negro pede água ou comida.




Castigos físicos

Açoite público no tronco. Os delitos considerados graves eram punidos com o chicote; para as faltas menores usava-se a palmatória.







Uma das formas de resistência eram as fugas. Os senhores - no século XIX - publicavam nos jornais anúncios de fugas e prometiam recompensas para quem encontrasse os 'fujões'.




Existe escravidão no Brasil de hoje?

Hoje a diferença é que essa escravidão independe de cor. O que eles têm em comum é a pobreza, que os submete a regimes de “trabalho escravo contemporâneo”, regimes estes que roubam não somente a liberdade, como a saúde destas pessoas, pois mal se alimentam e são expostas a trabalhos noturnos, perigosos, insalubres e o que é ainda pior, sem descanso.




Mesmo 120 anos depois da abolição da escravidão no Brasil, ainda há muitos casos de trabalho escravo.Os casos mais conhecidos são na Amazônia e as atividades que mais escravizam hoje são a carvoaria, a fruticultura e as plantações de cana de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário