28 de junho de 2010

Teorias sobre a origem do homem americano e brasileiro


Chegando à América

A hipótese tradicional propõem que o ser humano chegou ao continente americano atravessando uma ponte de gelo ou terras emersas na região do Estreito de Bering, entre os atuais Estados Unidos e Rússia.

Segundo essa hipótese, alguns cientistas afirmam que a chegada dos primeiros grupos teria acontecido há cerca de 20 mil anos, durante a última glaciação, época em que a temperatura do planeta esteve extremamente baixa e as geleiras avançaram dos pólos em direção ao equador.
Esses primeiros ocupantes da América, que teriam vindo das atuais Mongólia e Sibéria, na Ásia, seriam caçadores e estariam perseguindo suas presas quando fizeram a travessia para a América do Norte. Tudo indica que, naquele momento, o nível do mar estava aproximadamente 150 metros mais baixo do que atualmente, formando assim uma sólida faixa de gelo. Essa camada de gelo teria se desfeito quando a temperatura do planeta subiu, dando origem ao atual Estreito de Bering.
A migração de seres humanos através do Estreito de Bering não pode ser descartada, mas é provável que tenham existido outros caminhos. É possível também que homens e mulheres tenham chegado ao continente americano muito antes dessa data.
Leia mais

3 comentários:

  1. toda vez em comento e não aoparece, afff

    ResponderExcluir
  2. essa teoria é bastante contestata pela Niède Guidon, uma americana que vivi no Piauí, na serra da capivara, onde existem pinturas rupestre que ela acredita que prova ser o berço das americas. conheçe?

    waldenrique Moura

    ResponderExcluir
  3. Não conheço, entretanto já li as opiniões desta arqueóloga.

    ResponderExcluir