7 de julho de 2015

Mistérios da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa fica na Polinésia oriental, ao sul do oceano Pacífico e constitui uma província do Chile. A Ilha de Páscoa é um dos lugares mais isolados do mundo, pois fica cerca de 3,7 mil quilômetros do continente chileno. O local também é conhecido como Rapa Nui (Ilha Grande).
Mistérios da Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa é famosa no mundo todo por conta das estátuas de pedras gigantes, sobre as quais permanecem diversos mistérios. Além disso, no local foram encontradas escrituras fascinantes, conhecidas como Rongorongo e que nunca foram decifradas.

A colonização da Ilha de Páscoa

Mistérios da Ilha de Páscoa 4
A chegada de seres humanos ao local é uma das histórias mais fascinantes e pouco estudadas da humanidade: a colonização da Polinésia. Os povos do mar começaram a se espalhar pelas ilhas centenas de anos antes de Cristo. Com pouca tecnologia e navegando canoas eles começaram a colonizar as ilhas da região. Acredita-se que esses povos desbravadores vieram da Ásia.
Os Europeus chegaram ao local apenas em 1722 (com o navegador holandês Jacob Roggeveen) e estima-se que as navegações de povos para a Ilha de Páscoa tenha começado muito tempo antes, em 1200 AC.

A agricultura

Mistérios da Ilha de Páscoa 2
A Ilha de Páscoa possui formação vulcânica e por isso o terreno é extremamente fértil para plantações de todos os tipos. A ilha é apenas o topo de uma estrutura de 3 mil metros de rochas que se escondem no fundo do mar. Aliado com a tecnologia do povo Rapa Nui, o local virou rapidamente um espaço de produção de alimentos.


As estátuas gigantes

As estátuas gigantes da ilha de Páscoa são conhecidas como Moai e possuem em média 4 metros de altura. São verdadeiros gigantes como forma humana, mas que ninguém sabe ao certo porque, nem como essas imagens foram construídas.
A maior parte dos pesquisadores concorda que as esculturas foram construídas para serem usadas em rituais, fosse para homenagear os que já se foram ou em outros tipos de cerimônias religiosas.
O maior mistério da presença dessas estátuas envolve a forma como foram construídas. Como é que os habitantes levantaram essas rochas pesadas? Como moveram essas peças ao redor da ilha em tempos tão remotos? Desde os anos 1980 pesquisadores vem realizando experimentos e estudando as possibilidades de construção e transporte dessas estátuas. Em 1987 o arqueólogo norte-americano Charles Love foi bem sucedido na sua experiência e conseguiu mover uma das réplicas que construiu com a ajuda de espécies de trenós. Dez anos depois outros arqueólogos conseguiram movimentar as estátuas com cordas, fazendo uma espécie de contra-peso no qual grupos de pessoas iam movimento o seu topo da direita para a esquerda, como uma espécie de gangorra.

Rongorongo

O rongorongo é um sistema de glifos descoberto no século XIX na Ilha de Páscoa. Essa escrita até hoje não foi completamente decifrada apenas das inúmeras tentativas dos pesquisadores em fazê-lo. Na ocasião foram encontradas algumas placas de madeira com esses escritos, as quais estão espalhadas por instituições e coleções privadas pelo mundo.
Os habitantes da ilha de Páscoa eram os Rapa Nui, os quais possuíam uma língua própria que indica que “rongorongo” deve significar “recitar, declamar, cantar”. Os glifos são formados por contornos que remetem a animais, seres humanos, forma geométricas e plantas. Cada um deles mede cerca de 1 cm.

O fim dos habitantes da Ilha de Páscoa

Mistérios da Ilha de Páscoa 3
Muitas teorias especulam sobre o desaparecimento dos moradores locais. Algumas afirmam que o crescimento desenfreado do grupo e a devastação da mata original tenha levado a extinção de seus habitantes. Uma teoria curiosa diz que a ilha teria ficado infestada de ratos, já que seus predadores não mais existiam e havia um excesso de plantações. Essa praga fez com que o povo Rapa Nui não tivesse mais como plantar seus alimentos e que suas vidas ficasse muito mais complicada.
Entretanto, a antropóloga Mara Mulroney diz que o povo Rapa Nui possuía tecnologias super desenvolvidas e entendia de engenharia agrícola como nenhuma outra civilização. O fim dessa cultura teria acontecido por motivos muito mais óbvios: a chegada dos europeus.

Como chegar na Ilha de Páscoa?

Ficou curioso e quer visitar o local? Muitos turistas visitam a ilha todos os anos. Existem diversas opções de hospedagem no local e a maior parte dos vôos sai do Chile.  Visitar o local é certamente a possibilidade de viver de perto uma incrível aventura e ter contato com um povo milenar.

http://misteriocurioso.com/2015/06/misterios-da-ilha-de-pascoa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário