O período medieval é conhecido também como a “Era das Trevas”. Os motivos são muitos. De maneira prática, não temos muitos registros desses anos já que o conhecimento era restrito, poucos sabiam ler e escrever.
Muitos historiadores afirmam que esse foi um período de muita pobreza, as pessoas viviam pouco, as leis não eram seguidas e viver era no mínimo perigoso. Outros pesquisadores afirmam que a época nos trouxe muitas coisas boas e diversas pesquisas modernas foram iniciadas na Idade Média, ainda que não o devido crédito não seja dado.
Casamento
O casamento na época medieval era bem diferente do que praticamos na atualidade. Muitas mulheres não podiam escolher seus maridos e nem ao menos tinham a chance de conhece-los antes do casamento. Além disso, era comum o casamento entre parentes próximos, principalmente entre os mais abastados e os integrantes da monarquia. Tudo para manter a riqueza nas mãos da família.
As mulheres praticamente não tinham direitos e uma vez casada tinham que passar por situação terríveis caso seus maridos fosse pessoas meio loucas. As mulheres não podiam se negar a manter relações sexuais e os homens podiam fazer o que bem entendessem.
As prisões eram uma barbárie
O sistema prisional era literalmente bárbaro. Se uma pessoa caísse por lá podia muitas vezes dizer adeus ao mundo. Isso porque as condições de higiene eram péssimas: ratos, dejetos humanos, roupas sem lavar, comida podre, entre muitas outras coisas nojentas. Além disso, os presos não tinham nenhum direito, eram torturados com máquinas absurdas, eram deixados sem banho e muitas vezes largados literalmente para apodrecer.
As cidades não eram urbanizadas
As cidades não eram urbanizadas
No período medieval muitas cidades começaram a crescer em toda a Europa, mas o caos imperava. Não existia asfalto ou calçada. As pessoas se misturavam aos cavalos, aos vendedores e tinham que andar em uma verdadeira lama de excrementos animais e restos de comida.
Além disso, não existia sistema de esgoto e água encanada.
A comida era nojenta
A comida era nojenta
A cozinha medieval é sem dúvidas uma das mais nojentas de todos os tempos. Para começar, as pessoas não tinham regras de comportamento e podiam comer como bem entendessem. Isso inclui barulhos corporais e cheiros estranhos. Além disso, a base da alimentação era de carnes, todos os tipos de carnes!! Então basicamente as refeições eram constituídas por: carne + carne.
Comia-se muito bom e um certa quantidade de massas. Frutas e verduras eram quase inexistentes e a água era muitas vezes tão poluída que era melhor não beber. Não é de se admirar que o povo sofresse com tantas doenças e problemas de pele naquela época.
A medicina ainda engatinhava
A medicina ainda engatinhava
No período medieval a medicina ainda estava engatinhando e poucos estudos objetivos eram praticados. Os tratamentos eram basicamente supersticiosos e feitos sempre de forma experimental, por isso se alguém ficasse doente, não tinha a menor ideia do que iria acontecer ou se tinha chances de se curar. Além disso, a religião católica não permitia que as pesquisas com corpos humanos fossem desenvolvidas dificultando e barrando o trabalho de cientistas.
Para completar, a anestesia era inexistente para a maior parte da população. Então além de não ter o tratamento adequado, a dor era absurda!
A expectativa de vida era incrivelmente baixa
A expectativa de vida era incrivelmente baixa
No período medieval, chegar aos 30 e poucos anos era considerado um luxo. As pessoas tinham péssimas condições de saúde, fora a insegurança predominante que fazia com que qualquer um pudesse ser atacado. As mulheres frequentemente morriam parindo seus filhos e os pequenos regularmente não sobreviviam por falta de cuidados básicos.
O período medieval era a época da Peste Negra, a qual matava milhares e milhares de pessoas. Se você vivesse na Europa no século XIV, as chances de morrer da peste era de incríveis 50%.
Viver no período medieval era sem dúvida uma grande aventura!
http://misteriocurioso.com/2015/06/6-coisas-que-aconteciam-no-periodo-medieval-e-te-deixarao-feliz-por-viver-no-seculo-xxi/
Nenhum comentário:
Postar um comentário