Um estudo mostrou que os povos Khoi e San do sub-Saara são descendentes de humanos de um evento antigo que segregou toda a espécie há cerca de 100.000 anos.
Os cientistas estimam que as populações do norte da Namíbia e da Angola foram separadas dos povos Khoi e San entre 25.000 e 40.000 anos atrás. Dra. Carina Schlebusch da Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo, disse à Science: “Não é surpreendente a diversidade étnica entre o grupo Khoi e San”.
Muitos pesquisadores respeitados acreditam que os humanos modernos se originaram de uma região africana antes de se espalharem para a Europa e Ásia há 60.000 anos.
“É possível afirmar que os humanos modernos surgiram a partir de um grupo não homogênio”, disse Mattias Jakobsson da Uppsala University na Suécia, um dos autores do estudo.
A revista Science relatou ainda como os pesquisadores se concentraram nos sinais que demonstravam as adaptações antigas que aconteceram antes da separação histórica da linhagem dos dois povos e de outros seres humanos.
Pontus Skoglund, co-autor do estudo, disse: “Apesar de todos os seres humanos de hoje carregarem variantes semelhantes em seus genes, a divergência inicial entre os povos Khoi e San e outros grupos de humanos na época nos permitiu uma melhor visão sobre os genes que atuaram na rápida evolução dos antepassados de todos os seres humanos que vivem hoje no planeta”.
http://jornalciencia.com/sociedade/diversos/2088-estudo-genetico-desafia-teoria-de-que-os-humanos-vieram-de-apenas-um-lugar-da-africa
Nenhum comentário:
Postar um comentário