14 de maio de 2012

O Brasil e a escravidão mercantil: nossa dívida com a África

O Brasil e a escravidão mercantil: nossa dívida com a África

124 anos após Lei Áurea, Brasil não consegue erradicar trabalho escravo


As comemorações dos 124 da Lai Áurea, neste domingo (13), perderam o brilho. Mais uma vez, a Câmara dos Deputados adiou a votação de Emenda Constitucional 438, a chamada PEC do trabalho escravo, que prevê a expropriação das terras em que a prática for comprovada. A bancada ruralista foi quem deu a última palavra. O argumento é meramente ideológico a defesa intransigente da propriedade.
A reportagem é de Najla Passos.

13 de maio de 2012

7 de maio de 2012

Anthropologists discover new research use for dental plaque: Examining diets of ancient peoples

Anthropologists discover new research use for dental plaque: Examining diets of ancient peoples

Universidade de Nevada, Reno pesquisadores G. Richard Scott e R. Simon Poulson descobriu que partículas muito pequenas de placa removidos os dentes de populações antigas podem fornecer boas pistas sobre suas dietas. Scott é diretor e professor associado de antropologia na Faculdade de Artes Liberais.Poulson é professor e pesquisador de ciências geológicas na Escola Mackay de Ciências da Terra e Engenharia.
Scott obteve amostras de cálculo dentário de 58 esqueletos enterrados na Catedral de Santa Maria, no norte da Espanha, datada do dia 11 para século 19 para realização de pesquisas sobre a dieta desta população antiga. Depois de sua primeira metodologia reuniu-se com resultados mistos, ele decidiu enviar cinco amostras de cálculo dentário para Poulson no laboratório da Universidade de Isótopos Estáveis, no largo chance que eles podem conter carbono e nitrogênio suficiente para lhes permitir estimar as taxas de isótopos estáveis.
"É química e é bastante complexo", explicou Scott. "Mas, basicamente, uma vez que a proteína tem apenas o nitrogênio, o mais nitrogênio que está presente, os produtos mais animais foram consumidos como parte da dieta. Carbono fornece informações sobre os tipos de plantas consumidas."
Scott disse que uma vez no laboratório, o material foi esmagado, e, em seguida, um instrumento chamado um espectrómetro de massa foi utilizado para obter carbono estável e as taxas de isótopos de azoto.
"Foi um tiro no escuro", disse ele. "Ninguém achava que seria suficiente carbono e nitrogênio nestas minúsculo, 5 - a 10 - amostras miligramas de ser mensurável, mas o trabalho do Dr. Poulson revelou que havia Os resultados de laboratório resultou de carbono estável e as taxas de isótopos de nitrogênio muito semelhantes aos estudos. que o colagénio de osso utilizado, que é o material típico usado para este tipo de análise. "
Scott explicou que a prática comum de usar osso para realizar a investigação é complicado e caro, que exige vários banhos de ácido para extrair o colágeno para análise. O processo também destrói óssea, de modo em muitos casos, não é permitido por curadores do museu.
Quanto ao uso do músculo, cabelo e unhas para essa pesquisa, Scott disse: "Eles são grandes, quando você pode encontrá-los. O problema é que eles simplesmente não se sustentam muito bem. Eles se decompõem muito rapidamente. Cálculo dentário, para melhor ou para o mal, fica em torno de um tempo muito longo. "
Scott disse que embora o trabalho adicional é necessário para estabelecer firmemente este novo método de cálculo dentário usando para a pesquisa paleodietary, os resultados deste estudo inicial indicar que ele tem um grande potencial.
"Este é um trabalho pioneiro", disse Scott. "Isso pode poupar muito tempo e esforço, e também permitir a análise, quando coisas como músculos, cabelos e unhas não estão mais disponíveis".

5 de maio de 2012

Hoje na História: 1789 - Em meio à crise econômica, rei Luis XVI instala os Estados Gerais na França

Terceiro estado pagava o preço das regalias e privilégios da aristocracia



o dia 5 de maio de 1789, o rei Luis XVI instala os Estados Gerais em Versalhes. Essa é a última medida que lhe resta para tentar salvar a monarquia de sua falência. A dívida era de tal proporção que os banqueiros e investidores não queriam mais firmar contratos de empréstimo.
Os impostos aportavam 190 milhões de libras ao tesouro. Pesavam de maneira esmagadora sobre as categorias mais modestas. Restava aos camponeses serem dilapidados de múltiplas maneiras pelos agentes do rei. Mais danosos ainda seriam os impostos indiretos. O mais impopular tornou-se a gabelle, imposto sobre o sal, cujo monopólio de venda pertencia ao Estado. A coleta chegava a 120 milhões, sobrando ao Estado apenas 40 milhões.